Modernização de Arquiteturas de Dados para uma Era Digital usando a Virtualização de Dados

Inúmeras organizações começaram a fazer projetos de modernização de arquiteturas de dados. Isso porque as empresas começam a entender o crescente valor comercial dos dados. Ao usar dados de maneira mais eficaz, ampla e profunda, é possível melhorar e potencializar os processos de negócios e de tomada de decisão. É, na verdade, um requisito para se manter competitivo,
econômico e eficiente. Basicamente, as organizações querem e precisam tornar-se mais orientadas a dados para participar efetivamente da economia digital emergente. Elas entendem o potencial valor comercial dos dados, mas também entendem que a arquitetura dos sistemas de entrega existentes, como o data warehouse (e até certo ponto seus data lakes), não são suficientes.

Esses sistemas que dependem da movimentação física de dados e o armazenamento redundante de dados nem sempre têm o desempenho, a escalabilidade e a funcionalidade corretos. Para que as arquiteturas de dados estejam à prova de futuras evoluções da análise de sistemas, as atuais precisam ser modernizadas.